GT CAPES

É necessário que as crianças e os jovens conheçam os nomes de mulheres que, mesmo esquecidas, estiveram nos meios acadêmicos. E saibam que as mulheres não estiveram ausentes no desenvolvimento da matemática e das ciências no mundo ocidental, e que no Brasil não foi diferente.
[Hildete Pereira de Melo e Ligia Rodrigues]

Em outubro de 2018, a CAPES instituiu um Grupo de Trabalho “Equidade de Gênero” cujos principais objetivos são:

Propor ações estratégicas e políticas que contribuam para aumentar a representatividade de mulheres no meio acadêmico e científico brasileiro, especialmente em espaços de liderança, tais como:

  • Programas de apoio e mecanismos de compensação para manutenção das pesquisas durante a fase da maternidade;

  • Indução de ações que contribuam para a desconstrução dos estereótipos de gênero, a fim de alcançar a equidade de gênero na comunidade científica.

  • Estratégias de aumento da participação de mulheres relacionadas aos processos de avaliação e fomento pelas agências brasileiras, estimulando, inclusive, a participação de mulheres negras e indígenas na comunidade científica.

A professora Leticia de Oliveira, uma das coordenadoras do GT ‘Mulheres na Ciência’ da UFF, participou deste GT da CAPES. Divulgamos na nossa página o documento com as propostas apresentadas pelo Grupo de trabalho “Equidade de Gênero”. Muito importante que este trabalho seja continuado e que as propostas sejam efetivamente implementadas.

 Propostas do Grupo de Trabalho “Equidade de Gênero da CAPES”

Skip to content