Viés Implícito

Compreender as coisas que nos rodeiam é a melhor preparação para compreender o que há mais além.”
[Hipátia]

Viés implícito e Ameaça pelo Estereótipo

“Viés” é uma palavra associada a análise, julgamento ou atitude tendenciosa que não respeita os princípios de imparcialidade. O viés contra uma pessoa ou grupo pode gerar uma avaliação injusta. Esse viés de julgamento pode ser consciente ou inconsciente (não percebido) e pode ocorrer em função da cor da pele, etnia, religião, gênero, orientação sexual, peso, deficiência física ou mental, entre outros.

O viés de julgamento implícito (inconsciente ou não percebido) relacionado à esfera acadêmica é em geral associado a estereótipos de baixo rendimento construídos socialmente em uma determinada cultura e exerce fortes influências nas avaliações e julgamentos de indivíduos ou grupos, na ausência de qualquer percepção consciente. Os estereótipos transmitidos repetida e imperceptivelmente através de vários canais de informação induzem crenças implícitas que serão usadas para organizar e categorizar socialmente o mundo.

O viés implícito é mais prevalente do que o preconceito explícito. Isso significa que mesmo as pessoas que conscientemente acreditam e defendem princípios de justiça e não discriminação podem ter vieses implícitos que afetam imperceptivelmente seu julgamento.

Evidências indicam que a presença de estereótipos implícitos de gênero, associando características de maior brilhantismo e inteligência ao gênero masculino é uma construção social que se inicia cedo, já nas crianças (Bian et al, 2017).

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Artigos

Facing Racism and Sexism in Science by Fighting Against Social Implicit Bias: A Latina and Black Woman’s Perspective

The editors of several major journals have recently asserted the importance of combating racism and sexism in science. This is especially relevant now, as the COVID-19 pandemic may have led to a widening of the gender and racial/ethnicity gaps. Implicit bias is a crucial component in this fight. Negative stereotypes that are socially constructed in a given culture are frequently associated with implicit bias (which is unconscious or not perceived). In the present article, we point to scientific evidence that shows the presence of implicit bias in the academic community, contributing to strongly damaging unconscious evaluations and judgments of individuals or groups. Additionally, we suggest several actions aimed at (1) editors and reviewers of scientific journals (2) people in positions of power within funding agencies and research institutions, and (3) members of selection committees to mitigate this effect. These recommendations are based on the experience of a group of Latinx American scientists comprising Black and Latina women, teachers, and undergraduate students who participate in women in science working group at universities in the state of Rio de Janeiro, Brazil. With this article, we hope to contribute to reflections, actions, and the development of institutional policies that enable and consolidate diversity in science and reduce disparities based on gender and race/ethnicity.

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