Fonte: https://www.ofluminense.com.br/cidades/niteroi/2021/10/1224088-iniciativa-com-participacao-da-uff-ganha-premio-da-nature.html

O movimento brasileiro Parent in Science, que conta com a participação da professora Letícia Oliveira, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFF, venceu a edição de 2021 do prêmio “Mulheres Inspiradoras na Ciência” na categoria Science Outreach, concedido pela revista britânica Nature – uma das maiores publicações científicas do mundo -, em parceria com a companhia Estée Lauder.

A cerimônia virtual ocorreu nesta quinta-feira (28) e teve como objetivo celebrar e apoiar as conquistas das mulheres na ciência, sobretudo das mães, e de todos aqueles que trabalham em prol da equidade de gênero no meio científico. Foi a primeira vez que um grupo brasileiro foi agraciado com a premiação.

Além do valor de US$ 40 mil, o movimento Parent in Science recebeu o convite para realizar apresentações e mentorias na empresa Estée Lauder sobre o trabalho que desenvolve na sistematização de dados e na luta pela implantação de políticas de apoio às mães na academia.

A professora Letícia de Oliveira, que também é coordenadora do Grupo de Trabalho Mulheres na Ciência, ressalta que ainda há muito o que precisa ser feito para mudar o atual sistema acadêmico no sentido de acolher as mulheres, principalmente as mães, permitindo que se desenvolvam plenamente como cientistas.

“Em todo o mundo, as mulheres enfrentam barreiras na ciência e na academia, incluindo muitas vezes serem forçadas a escolher entre sua carreira e a maternidade, em um sistema construído em torno dos homens. Receber este prêmio hoje abre uma nova janela de possibilidades para o nosso movimento, bem como valida que nossa luta é genuína e urgente”, finaliza.

Skip to content